Vereadora se destaque por iniciativa a projetos de inclusão.

Cristina de Sousa (PRB) é vereadora da cidade de São José no estado de Santa Catarina e em parceria com a PM e UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, vem desenvolvendo projetos de suma importância para a inclusão social de pessoas surdas.

A ideia e a iniciativa de implantar o Curso de Libras da vereadora Cristina de Sousa, nasceu da preocupação em assegurar o acesso  das pessoas surdas à Segurança Pública, através  da comunicação como melhoria à qualidade de vida da comunidade, com o objetivo de promover a Segurança Pública aos cidadãos de forma igualitária respeitando o direito de todos.

No último dia 26, dia em que se comemora o Dia Nacional do Surdo a Comissão Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de São José, realizou Reunião Pública onde foi discutido Políticas Públicas para a Comunidade Surda.

Autoridades que participaram da Reunião pública
Promotor de Justiça Daniel Paladino e Vereadora Cristina Sousa. (compondo a mesa )

Além dos vereadores da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência, participaram da Reunião Pública o  Promotor de justiça do Ministério Público de Santa Catarina Daniel Paladino, o  Defensor Público Ronaldo Francisco Titular da 3° Defensoria Pública de São José, Coronel César de Assumpção Nunes da Região Litorânea de SC,  Major Davi do Bombeiro Militar de São José,  Segunda Tenente BM Bruna Paula Calegari Lino,  Vereador e Vice Presidente da CMPD Antônio Lemos,  Vereador de Palhoça João Carlos (Bala), o Professor e doutor em Linguística Deonisio Schmitt Chefe do Departamento de Libras e dos cursos de extensão da UFSC.

Formandos do Curso de LIBRAS

 

A mais nova turma de formandos em Libras – Língua Brasileira de Sinais foi composta por Bombeiros Comunitários, Militares e Salva Vidas e juntamente com seus familiares também estiveram presentes, após a reunião foi oferecido um coffee break aos participantes e feita a entrega de certificados aos novos formandos em Libras.

Vereadora Cristina de Sousa em seu pronunciamento.

São ações parlamentar como esta da Vereadora Cristina Sousa, que beneficiam e valorizam comunidades e pessoas das diversas classes sociais, muitas vezes esquecidas a espera de apoio e de políticas públicas que façam valer seus direitos em meio a sociedade. –  “Agradeço a Deus a missão que me confiou, seguiremos juntos neste Pacto de Acessibilidade Comunicacional e Inclusão.” Afirmou a vereadora Cristina de Sousa.

Plenário lotado na Reunião Pública.
Fotos: Tharon Merizio

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *