Câmara Municipal de São José em Santa Catarina, tem hoje 04 cadeiras ocupadas por mulheres.

Em visita à Câmara Municipal de São José, fui recebida pela vereadora Méri Hang(PSD) em seu gabinete para uma entrevista à “Série Política por Elas”, uma produção e realização do Fórum Suprapartidário de Mulheres de Santa Catarina.

Sande Moraes – Assessora de Comunicação do Fórum com a Vereadora Méri Hang.

Méri Hang é natural da cidade de Angelina-SC, é graduada em Pedagogia com Especialização em Metodologia do Ensino, sua trajetória profissional foi fundamentada na Educação.

Exerceu os cargos de supervisora escolar junto a Secretária de Educação; 2ª titular do Conselho Nacional de Representação da UNDIME-SC; Secretária Adjunta Municipal de Educação;  Presidente do Colegiado microrregional das Secretarias Municipais de Educação da GRANFPOLIS-COSEME e Secretária Municipal de Educação de 2006 a 2008, onde exerceu com afinco as suas funções fazendo acontecer uma Educação inovadora e de qualidade ampliando projetos importantes.

Méri Hango- Vereadora de São José.

Vereadora de três mandatos: 2009 a 2012 de 2013 a 2016 em exercício pela terceira vez, Méri Hang fala com segurança da motivação que a levou fazer parte da política concorrendo um cargo eletivo, dos obstáculos por ser mulher, da importância do apoio familiar e às três vitórias consecutivas nas Eleições que participou. “O fato de ser mulher não é um obstáculo para não participar da política, é possível conciliar casa, esposo, filhos e o trabalho como parlamentar. É importante que as mulheres participem da política como candidatas ou contribuindo para elegermos mais mulheres.” ressaltou a vereadora.

Vale lembrar que a Câmara Municipal de São José tem no Estado de Santa Catarina o maior percentual de mulheres eleitas vereadoras das 19 cadeiras, 4 são ocupadas pelo sexo feminino: Alini da Silva Castro(MDB), Cristina de Sousa(PRB), Méri Hang(PSD), Sandra Martins(PSDB), somando um percentual em torno de 21%, quando a cota de gênero determinada pelo TSE- Tribunal Superior Eleitoral é de 30%, cota esta, que  nenhum Estado brasileiro conseguiu atingir em Eleições proporcionais.

 

Fonte: Portal da Câmara de Vereadores de São José

Fotos: Facebook

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *