Algumas pessoas acham que ser político é uma profissão, na verdade, ser político vai além dos requisitos impostos pela constituição. É bom saber que o caminho não é tão fácil, exige dedicação e é preciso entender que o Político exerce funções e acima de tudo, é uma vocação muito especial.
Existem casos em que há pessoas com vocação para a política, mas ficam confusas e indecisas diante de algumas situações como a falta de conhecimento nos trâmites legais, por não ter familiares na política, falta de experiência com a vida pública e por não saber como começar; geralmente estes conflitos acontecem com quem vai se candidatar pela primeira vez.

Porém, não ter certas orientações, uma vida pública pré- consolidada, não deve ser motivo para desistir da sua vocação política, muito pelo contrário, o momento é favorável para novas representatividades, e quanto maior for o número e a diversidade de pessoas a se interessarem e optarem pela política, mais prevalecerá a democracia.
Não desanime, comece sua carreira política participando de movimentos sociais, sindicais, estudantis, estes caminhos proporcionam a oportunidade da popularidade, influência e conhecimento da vida pública.

A Constituição de 1998, impõe algumas condições para ser candidato a qualquer um dos cargos eletivos, são requisitos básicos:
- Nacionalidade brasileira. (brasileiros nascidos ou naturalizados);
- Pleno exercício dos direitos políticos
- Alistamento eleitoral, possuindo título de eleitor válido;
- Domicílio eleitoral no país, estado e município para o qual quer concorrer;
- Ser filiado a partido;
- A idade mínima de 18 anos;
- Certificado de reservista (estar em dia com as obrigações militares, para o sexo masculino)
Comece a trabalhar sua imagem o quanto antes, busque ajuda de profissionais capacitados e experientes para a construção do planejamento da sua campanha. O caminho pode ser difícil mas nunca impossível, a estrada pode parecer estreita, mas o espaço existe e a decisão, é sua!
Texto: Sande Moraes
Fotos: Ilustrativas freepick
Fonte de informações: http://www.tse.jus.br/

