Tenente Coronel QOPM Roberto Filho, 53 anos de idade, chega aos 29 anos de Instituição Policial Militar do Maranhão com um vasto currículo de cargos importantes e um trabalho realizado com disciplina, responsabilidade, dedicação e amor à profissão.

Por vontade própria e abraçando a oportunidade, ingressou na PMMA em 14 de maio de 1990. Maranhense, natural da cidade de São Luiz Gonzaga é pai de uma única filha,a Maria Clara Vieira da Silva Moreira, fruto do primeiro casamento, hoje casado com Francisca Santos, reside na capital do Estado São Luis conciliando a vida profissional com a familiar, o lazer e viagens, coisas que gosta de fazer na companhia da esposa.


“Nas viagens, e no lazer a companhia inseparável da esposa Francis Santos.”

Dos 29 anos de serviços prestados a PMMA, 17 foram vividos no interior do Estado. Durante esse tempo, Tenente Coronel Roberto Filho foi comandante em várias Companhias Regionais como: Cmte da 2ª Cia PM de Santa Inês do MA , Cmte da 12ª CI de Zé Doca MA e Cmte da 7ª CI de Rosário MA exercendo ainda um cargo de grande importância para o Estado do Maranhão como Comandante da CPTUR ( Cia PM de Turismo ) , cargos exercidos no CPM – Comando do Policiamento Metropolitano em São Luis – MA, no BPA – Batalhão de Policiamento Ambiental e Chefe da 5ª Seção em Comunicação Social, além de ter passado por várias seções administrativas da PMMA e atualmente na CPPAD – Comissão de Processos e Procedimentos.

Cel Roberto não foi um comandante de estar atrás de uma mesa em seu gabinete, sempre se empenhou nas Operações Policiais e junto a equipe ia para as ruas garantir a segurança dos cidadãos. Em reconhecimento ao seu trabalho onde sempre atua com dignidade e dedicação, recebeu várias comendas e honra ao mérito: Título de Cidadão de Santa Inês/Ma, Zé Doca/Ma, e Santa Rita/Ma. Medalhas; Brigadeiro Falcão ( a maior comenda da PMMA ), Mérito Operacional e medalhas de 10 e 20 anos de PMMA , entre outros.



Em entrevista exclusiva ao site Tabuleiro do Voto Coronel Roberto Filho fala da carreira militar desde a sua formação e da experiência política, quando nas eleições de 2018, compôs a chapa da Candidata ao Governo Maura Jorge como Vice-Governador pelo Estado do Maranhão, ambos do PSL. Acompanhe na íntegra a entrevista concedida à jornalista Sande Moraes.
Tabuleiro do Voto – Durante o período de formação quais foram os momentos de maior prazer e os mais difícieis?
Cel Roberto – O período de formação na PMMA foram os que mais aproveitei, pois, estava ali aprendendo a ser um bom policial militar e conhecendo uma nova formação para mim. Foi um bom aprendizado. E os momentos difíceis, sem dúvida nenhuma, a carga horária pesada durante a formação.
Tabuleiro do Voto – Como você se sentiu… o que passou na sua cabeça quando foi chamado para assumir o primeiro comando de uma regional?
Cel Roberto – Me senti recompensado e reconhecido, abracei a nova missão com esmero e muita responsabilidade.
Tabuleiro do Voto – De que forma você define a vida profissional de um militar?
Cel Roberto – Defino como um grande sacerdócio. Uma grande responsabilidade, pois, cuidamos da vida de outrem.
Tabuleiro do Voto – Sabemos que não é fácil ingressar na carreira militar, em algum momento você pensou em desistir?
Cel Roberto – Por mais árdua que tenha sido, nunca pensei em desistir, gosto do meu trabalho.
Tabuleiro do Voto – Nesses 29 anos de serviço prestados a PM do Maranhão, o que mais marcou na sua carreira?
Cel Roberto – Nesses 29 anos de PMMA muitas coisas me marcaram… muitas emoções e resoluções de problemas., a mais importante, foi quando eu usei a Polícia Militar para ajudar o próximo, isso quando estive no Comando de Zé Doca/Ma.
Tabuleiro do Voto – O que você considera mais importante em uma pessoa que decidi servir ao exército, entrar para a carreira militar?
Cel Roberto – Disciplina, hierarquia e o respeito mútuo….
Tabuleiro do Voto – É fácil conciliar vida militar, familiar, social?
Cel Roberto – Não é fácil conciliar, pois sempre me dediquei ao extremo na minha carreira e às vezes esquecemos de viver o social e até mesmo de estarmos mais próximos dos nossos familiares.
Tabuleiro do Voto – Como você ver hoje, a questão da segurança pública? Preparada?
Cel Roberto – Complicada sempre. Muito difícil se fazer a verdadeira Segurança Pública, pois, existem muitos fatores externos adversos. Mas estamos sempre preparados.
Tabuleiro do Voto – O que levou você aceitar o desavio de ser candidato a vice-governador pelo Maranhão?
Cel Roberto – A surpresa do convite e a alegria de poder ter feito parte das discussões políticas e principalmente ter contribuído e muito para a eleição do nosso Presidente da República aqui no Maranhão. Muito honrado com isso

.
Tabuleiro do Voto – Como foi a experiência na política maranhense?
Cel Roberto – O lado bom foi que conheci todo o Maranhão na sua essência e o povo. Mas, a política do Maranhão precisa e muito evoluir.
Tabuleiro do Voto – Pretende disputar um novo cargo político?
Cel Roberto – sempre estaremos à disposição. Depende do convite e o momento.
Tabuleiro do Voto – Qual a sua visão em relação a situação política do nosso País?
Cel Roberto – Os nossos políticos precisam e muito amadurecerem e entenderem que estamos caminhando para um novo rumo… acredito nisso!
Tabuleiro do Voto – Nesses 29 anos como militar, qual seria a sua mensagem?
Cel Roberto – A minha mensagem nesses 29 anos… “ Sempre fui e serei comandante de tropa . Entendo a alma de um PM e sempre estarei próximo. Só se conquista uma tropa de policiais, com exemplos e atitudes. Jamais deixei um PM pelo caminho e sempre estive do lado dos bons policiais. Portanto, a minha mensagem é: Respeite um Policial, pois, nós somos a única categoria que damos nossa vida pela sua. O Policial Militar é o guardião de uma sociedade”.

