A iniciativa da vereadora Cristina de Sousa (PRB) de São José em buscar parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e as Polícias, fez do estado de Santa Catarina pioneiro na Segurança Pública com qualificação em Libras.

A ideia, e prosseguir com a extensão do curso demais cidades do Estado em todas as esferas de policiamento, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Salva Vidas, Guardas Municipais, e dessa forma, promover a inclusão e acessibilidade comunicacional dos surdos à Segurança Pública com facilidade.

A convite da vereadora Cristina de Sousa o Promotor de Justiça Daniel Paladino que é responsável pela fiscalização de Políticas Públicas para pessoas com deficiências, pessoas em situação de rua e idosos esteve presente na formatura de Formação de Libras da Polícia Militar de Florianópolis. Daniel Paladino também participou da Reunião Pública realizada na Câmara de Vereadores de São José no dia em que se comemora o Dia Nacional do Surdo.

A vereadora Cristina de Sousa à frente da Comissão da Defesa de Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de São José, tem sido uma guerreira na luta em defesa da inclusão dessas pessoas. A conquista da implantação do Curso de Libras à Segurança Pública é a demonstração de que é possível quebrar barreiras que se limitam às diversidades e promover o acesso de direito a todas as pessoas, em todos os espaços da sociedade.


Fotos: site da PMSC

