A importância do Banco de Dados na Campanha Eleitoral

A base de dados é indispensável para uma Campanha Eleitoral de sucesso.

O banco de dados é um conjunto de arquivos ou seja, registros sobre pessoas, lugares ou coisas. É um conjunto de informações com objetivo de dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.

Na política, são feitos com registro de pessoas com todas as informações  possíveis e que ficarão  armazenadas em um só lugar. Quanto mais informações você obtiver dos seus contatos, mais valioso fica seu banco de dados.

Imagem ilustrativa (Freepik)

A base de dados dos eleitores é uma das ferramentas mais importantes para garantir o sucesso nas eleições e para solidificar os mandatos de políticos já eleitos.

Muitos candidatos não possuem essa base consistente por acreditarem que construir um banco de dados é uma missão difícil e perda de tempo, porém,  é nessa ferramenta que se  armazena um dos bens mais preciosos para um político: as informações sobre os eleitores, isso inclui: nome, telefone, endereço, classe social, gênero, religião, escolaridade, profissão e região, permite manter a organização de tudo o que for coletado de forma segura  permitindo o acesso de toda equipe através de login e senha  para controle e maior confiabilidade.

Através do banco de dados é possível:

  • Saber quem são os seus potenciais eleitores e traçar estratégias específicas para eles.
  • Realizar campanhas de marketing segmentadas, utilizando filtros relacionados a gênero, profissão, idade, região, entre outros.
  • Manter contato com os eleitores ou potenciais eleitores, enviando, por exemplo, mensagens em seus aniversários.
  • Manter um histórico de solicitações dos cidadãos e fornecer feedback.

Um dos maiores erros, que faz um candidato perder as eleições é criar suas propostas e o marketing eleitoral no “achismo”, o político e sua equipe pensam que já sabem quais são os anseios da população e baseiam suas propostas tão somente no que eles imaginam, e por falta de informações muitas vezes  perdem a oportunidade de abordar elementos  que poderiam cativar o público-alvo e estabelecer um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Imagem ilustrativa

É proibido construir uma base de contatos adquirindo ou comprando  listas com dados de cidadãos de terceiros, esta é uma ação  ilegal que pode causar diversos problemas para o político e sua equipe, portanto, é preciso investir em outros tipos de estratégias para conseguir construir seu próprio banco de dados.

Existe várias formas legais de se construir a base de dados. Para fazer a captação das informações, acompanhe algumas sugestões práticas e viáveis:

  • Você pode disponibilizar, em seu site ou blog, um formulário para que os próprios usuários cadastrem seus dados.  Coloque os formulários de cadastro em um local visível de destaque, de forma a chamar a atenção do usuário e com poucas questões.
  • Oriente os seus assessores a fazerem um cadastro de todas as pessoas que entrarem em contato com a sua equipe.
  • Se o político possui e-mail cadastre  todas as pessoas que enviarem mensagens para essa conta, o mesmo acontece com telefones e contatos feitos pessoalmente. Lembre-se de cadastrar todas as pessoas que fizerem contato sem exceção. 
  • Cadastre pessoas do seu círculo social, colaboradores, amigos e familiares.

É possível organizar os contatos por gênero, idade, profissão, região, entre muitos outros e por medida de segurança, os dados só podem ser acessados através de login e senha.

Para construir uma base sólida e organizada é preciso começar a construir seu Banco de Dados desde muito cedo já que é um processo indispensável para o sucesso da campanha.

Sé você é pré-candidato e ainda não possui uma base de contatos, comece hoje mesmo a montá-la, pois será a ferramenta chave para uma campanha eleitoral bem sucedida, entenda que sem critérios e sem informação é impossível montar um bom Planejamento de Marketing Estratégico.

O banco de dados vai facilitar todo o trabalho da equipe e oportunizar a chance de construir e impactar seu público alvo, garantindo um bom desempenho e até mesmo uma campanha eleitoral vitoriosa.

Imagens meramente ilustrativas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *