A história de quem com esmero já trilhou 29 anos de carreira militar.

Tenente Coronel QOPM Roberto Filho, 53 anos de idade, chega aos 29 anos de Instituição Policial Militar do Maranhão com um vasto currículo de cargos importantes e um trabalho realizado com disciplina, responsabilidade, dedicação e amor à profissão.

        Tenente Coronel Roberto Filho

Por vontade própria e abraçando a oportunidade, ingressou na PMMA em 14 de maio de 1990. Maranhense, natural da cidade de São Luiz Gonzaga é pai de uma única filha,a Maria Clara Vieira da Silva Moreira, fruto do primeiro casamento, hoje casado com Francisca Santos, reside na capital do Estado São Luis conciliando a vida profissional com a familiar, o lazer e viagens, coisas que gosta de fazer na companhia da esposa.

Ten Cel Roberto Filho e esposa Francis Santos
com a esposa

 

“Nas viagens, e no lazer a companhia inseparável da esposa Francis Santos.”

 

Com a filha Maria Clara

Dos 29 anos de serviços prestados a PMMA, 17 foram vividos no interior do Estado. Durante esse tempo, Tenente Coronel Roberto Filho foi comandante em várias Companhias Regionais como: Cmte da 2ª Cia PM de Santa Inês do MA , Cmte da 12ª CI de Zé Doca MA e Cmte da 7ª CI de Rosário MA exercendo ainda um cargo de grande importância para o Estado do Maranhão como Comandante da CPTUR ( Cia PM de Turismo ) , cargos exercidos  no CPM – Comando do Policiamento Metropolitano em São Luis – MA,  no BPA – Batalhão de Policiamento Ambiental e Chefe da 5ª Seção em Comunicação Social, além de ter passado por várias seções administrativas da PMMA e atualmente na CPPAD – Comissão de Processos e Procedimentos.

Cel Roberto não foi um comandante de estar atrás de uma mesa em seu gabinete, sempre se empenhou nas Operações Policiais e junto a equipe ia para as ruas garantir a segurança dos cidadãos. Em reconhecimento ao seu trabalho onde sempre atua com dignidade e dedicação, recebeu várias comendas e honra ao mérito: Título de Cidadão de Santa Inês/Ma,  Zé Doca/Ma, e Santa Rita/Ma. Medalhas; Brigadeiro Falcão  ( a maior comenda da PMMA ), Mérito Operacional e medalhas de 10 e 20 anos de PMMA , entre  outros.

Recebendo uma, das muitas comendas que foi agraciado.

 

Em operação.

 

 

 

 

 

Em entrevista exclusiva ao site Tabuleiro do Voto Coronel Roberto Filho fala da carreira militar desde a sua formação e da experiência política, quando nas eleições de 2018, compôs a chapa da Candidata ao Governo Maura Jorge como Vice-Governador pelo Estado do Maranhão, ambos do PSL. Acompanhe na íntegra a entrevista concedida à jornalista Sande Moraes.

Tabuleiro do Voto – Durante o período de formação quais foram os momentos de maior prazer e os mais difícieis?

Cel Roberto – O período de formação na PMMA foram os que mais aproveitei, pois, estava ali aprendendo a ser um bom policial militar e conhecendo uma nova formação para mim. Foi um bom aprendizado. E os momentos difíceis, sem dúvida nenhuma, a carga horária pesada durante a formação.

Tabuleiro do Voto – Como você se sentiu… o que passou na sua cabeça quando foi chamado para assumir o primeiro comando de uma regional?

Cel Roberto – Me senti recompensado e reconhecido, abracei a nova missão com esmero e muita responsabilidade.

Tabuleiro do Voto – De que forma você define a vida profissional de um militar?

Cel Roberto –  Defino como um grande sacerdócio. Uma grande responsabilidade, pois, cuidamos da vida de outrem.

Tabuleiro do Voto – Sabemos que não é fácil ingressar na carreira militar, em algum momento você pensou em desistir?

Cel Roberto – Por mais árdua que tenha sido, nunca pensei em desistir, gosto do meu trabalho.

Tabuleiro do Voto – Nesses 29 anos de serviço prestados a PM do Maranhão, o que mais marcou na sua carreira?

Cel Roberto – Nesses 29 anos de PMMA muitas coisas me marcaram…  muitas emoções e resoluções de problemas., a mais importante, foi quando eu usei a Polícia Militar para ajudar o próximo, isso  quando estive no Comando de Zé Doca/Ma.

Tabuleiro do Voto – O que você considera mais importante em uma pessoa que decidi servir ao exército, entrar para a carreira militar?

Cel Roberto – Disciplina, hierarquia e o respeito mútuo….

Tabuleiro do Voto – É fácil conciliar vida militar, familiar, social?

Cel Roberto – Não é fácil conciliar, pois sempre me dediquei ao extremo na minha carreira e às vezes esquecemos de viver o social e até mesmo de estarmos mais próximos dos nossos familiares.

Tabuleiro do Voto – Como você ver hoje, a questão da segurança pública? Preparada?

Cel Roberto – Complicada sempre. Muito difícil se fazer a verdadeira Segurança Pública, pois, existem muitos fatores externos adversos. Mas estamos sempre preparados.

Tabuleiro do Voto – O que levou você aceitar o desavio de ser candidato a vice-governador pelo Maranhão?

Cel Roberto – A surpresa do convite e a alegria de poder ter feito parte das discussões políticas e principalmente ter contribuído e muito para a eleição do nosso Presidente da República aqui no Maranhão. Muito honrado com isso

Cel Roberto e Maura Jorge em campanha eleitoral de 2018

.

Tabuleiro do Voto – Como foi a experiência na política maranhense?

Cel Roberto – O lado bom foi que conheci todo o Maranhão na sua essência e o povo. Mas, a política do Maranhão precisa e muito evoluir.

Tabuleiro do Voto – Pretende disputar um novo cargo político?

Cel Roberto – sempre estaremos à disposição. Depende do convite e o momento.

Tabuleiro do Voto – Qual a sua visão em relação a situação política do nosso País?

Cel Roberto – Os nossos políticos precisam e muito amadurecerem e entenderem que estamos caminhando para um novo rumo… acredito nisso!

Tabuleiro do Voto – Nesses 29 anos como militar, qual seria a sua mensagem?

Cel Roberto – A minha mensagem nesses 29 anos… “ Sempre fui e serei comandante de tropa . Entendo a alma de um PM e sempre estarei próximo. Só se conquista uma tropa de policiais, com exemplos e atitudes. Jamais deixei um PM pelo caminho e sempre estive do lado dos bons policiais. Portanto, a minha mensagem é: Respeite um Policial, pois, nós somos a única categoria que damos nossa vida pela sua. O Policial Militar é o guardião de uma sociedade”.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *