Vai ter mais mulheres na política em 2020.

A questão Mulheres na Política tem sido um movimento que cresceu bastante nos últimos anos, ao comemorarmos 86 anos de conquista do sufrágio feminino no país, esse ano,  a expectativa de alcançarmos o maior número de candidatas na disputa às eleições municipais, é  a melhor possível.

As mulheres ganharam força e coragem e a participação delas nos cargos eletivos ou na defesa do voto feminino, pode representar um número expressivo de candidatas eleitas a prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras.

Rancho Queimado é um município de Santa Catarina com uma população estimada em 2.887 pessoas (fonte IBGE), tem como atual prefeita uma mulher, Cleci Aparecida Veronezi que está concorrendo à reeleição.

Já a câmara municipal de Rancho Queimado conta com novos nomes para a disputa no legislativo, e poderá ser renovada com a participação das mulheres na política.

Madileini Facchini

Madileini Facchini tem suas origens no município, é catarinense, advogada, coach, terapeuta holística, integra comissões da OAB de São José é filha de ex-funcionários públicos de Rancho Queimado, e surge como um nome forte para a renovação da câmara de vereadores.

As mulheres são 52% da população, 52,5% do eleitorado e quase metade das filiadas a partidos políticos, mas são menos de 15% dos representantes, o que nos coloca em 157º A expectativa de que as mulheres possam alcançar o percentual de 30% da cota destinada a elas nas eleições deste ano,  favorece mais mulheres nos espaços políticos.

A política pede mudança, e isso só será possível com a participação das mulheres na política, é preciso acreditar na força da mulher como fonte transformadora.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *