Marketing político para vereadores.

Antes de tudo, tenha conhecimento do valor do marketing para a sua gestão, não faz milagres, mas é o caminho para o sucesso.

Você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto, não é lembrado”  não deixe a sua gestão fora da mídia, não permita que seu trabalho seja desconhecido pela população. Use e abuse da comunicação e propaganda as ferramentas principais para as ações do marketing principalmente para os vereadores e vereadoras que estão a caminho da reeleição.

Para criar uma estratégia de comunicação que o conecte, engaje, e apresente o político de forma que conquiste sua audiência, é preciso conhecer algumas condições para trabalhar o marketing.

Considere a ideia de que não se faz marketing político de qualquer jeito, existem regras impostas pelo TRE, TSE, técnicas e formas convenientes para se alcançar os objetivos.

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A Lei Eleitoral nº 9.504/1997, art. 36, determina a data da propaganda eleitoral a partir do dia 16 de agosto no ano da eleição portanto, qualquer ação de marketing que for feito com o foco de captar votos fora do período definido, é irregular e pode até lhe excluir da disputa eleitoral.

Isso não quer dizer que não se pode trabalhar a sua imagem e as suas ações desde já. Neste momento de distanciamento social em que vivemos uma pandemia, use as redes sociais  para difundir seus ideais, mostrar suas ações, fortalecer sua imagem.

“Use as redes sociais  para difundir seus ideais, mostrar suas ações, fortalecer sua imagem. “

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Existem plataformas  que são indispensáveis em  estratégia política.

Email Marketing – SMS

Essas duas maneiras de manter contato com os eleitores devem ser levadas em consideração,   elas permitem que as mensagens sejam enviadas de forma segmentada e direta para a base dos contatos corretos.

Redes sociais

A população brasileira é uma das maiores consumidoras das redes sociais do mundo, estes canais oferecem vantagens por serem fáceis, rápidos de se criar e baratos (ou gratuitos).

As principais redes mais conhecidas do público são o Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube. Cada uma delas se diferenciam por sua especificação e objetivos.

Existem algumas dicas relevantes para fazer um bom trabalho de marketing nas redes sociais.

Conteúdo relevante

 Ofereça um conteúdo que o público realmente vai se interessar, dando a eles possibilidade de interagir. Do contrário você será ignorado.

Conheça o seu público

É importante que você já tenha definido seu público alvo,  é impossível falar para todo mundo, então observe e tome como base as informações que tiver em seu banco de dados.

Responda os seguidores

Você está usando as mídias sociais para expor suas ideias e não gostaria de ser ignorado certo? Seu seguidor também não.

Sempre responda a alguma ação em seu perfil, comentários, mensagens diretas, elogios e reclamações. Nunca se esqueça: Comunicação é multilateral!

Invista em anúncios pagos

É extremamente necessário trabalhar para que sua interação seja orgânica embora esta forma seja limitado,  a possibilidade de chegar a mais pessoas (possíveis eleitores) através de mídia paga não pode ser ignorada. Os anúncios pagos não são gastos, mas sim, investimento.

Desde 2017 foi autorizada a realização de anúncios pagos em redes sociais e o  impulsionamento de páginas e publicações,  como também, o uso de sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagens instantâneas.

Identidade visual

Muito importante, uma boa imagem gera impacto no leitor.

Fotos e vídeos, GIFs, memes, gráficos, geram mais interação do que textos. Abuse desses recursos, mas fique atento a coerência visual. É ideal buscar um profissional de comunicação para realizar essa tarefa

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A base de todo relacionamento é a comunicação. Um vereador está sempre em contato com outras pessoas. Use a comunicação para aproveitar ao máximo as oportunidades. Comunique-se bem!

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